História da Páscoa

A Páscoa é a celebração mais importante do Cristianismo, ou melhor, a que possui o mais alto grau de solenidades. É celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, que aconteceu no terceiro dia depois de sua crucificação.
A data da Páscoa, ao contrário do Natal, por exemplo, varia de ano para ano. A Páscoa Cristã apresenta semelhanças tanto com a Páscoa judaica como também com algumas festividades pagãs.

 

Páscoa em São Pedro

Na Basílica de São Pedro são realizadas celebrações especiais não só no Domingo de Páscoa, mas também durante a Semana Santa, que começa no domingo anterior, chamado de Domingo de Ramos.
A celebração da Paixão do Senhor acontece na Basílica, na Sexta-Feira Santa, à tarde. E à noite, sai do Coliseu a Via Crúcis.
A Via Crúcis corresponde ao trajeto que foi percorrido por Jesus, conduzido à crucificação, até o Calvário: é um itinerário constituído por 14 etapas, ao final das quais o Papa ministra a Benção Apostólica aos fiéis.
A participação na Via Crúcis é livre. Já para ter acesso à Santa Missa do Domingo de Páscoa, é necessário um convite. Os convites são gratuitos e podem ser solicitados, por escrito, à Prefeitura da Casa Pontifícia.
Ao final da Missa de Páscoa, o Papa realiza a benção Urbi et Orbi, na qual concede a remissão dos pecados para os presentes.

 

Qual é o significado da palavra Páscoa?

A palavra Páscoa deriva do termo Greco pascha, que por sua vez foi retirado do aramaico pesah. O significado de ambos é "passagem" ou "atravessar para o outro lado".
Para os Cristãos, a Páscoa é a passagem de Cristo da morte para a vida e, por conseguinte, para o homem, do pecado à salvação.
A Páscoa judaica, pesah ou pesach, relembra a passagem dos hebreus que fugiam do Egito pelo Mar Vermelho. Já a Páscoa Cristã, em inglês, é indicada com a palavra Easter: Derivada da deusa pagã Eostre e das festividades agrícolas do renascimento primaveril, conhecido como Ostara.

 

Como se calcula a data da Páscoa?

A data da Páscoa depende dos ciclos lunares. A Igreja Católica e as protestantes a comemoram no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera: esse dia pode cair entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.
Esse sistema de datação foi adotado a partir do Primeiro Concílio de Nicea em 325 d.C.
Já os ortodoxos comemoram a Páscoa entre os dias 04 de Abril e 08 de Maio, em correspondência ao domingo seguinte à primeira lua nova da primavera.

 

Origem da Páscoa

A Pesach judaica nasce como uma festa agrícola, seguindo o modelo daquelas celebradas por outros povos do Oriente Próximo. Mais tarde, foi feito com que coincidisse com a comemoração da fuga dos hebreus do Egito.
Existe uma forte ligação entre a Páscoa Cristã e a Pesach.
Nos evangelhos, diz-se que Jesus morreu exatamente um dia antes da festa hebraica, que naquele ano era de sábado. A ressurreição, no entanto, aconteceu no dia seguinte à Pesach, que assim, tornou-se o Dia do Senhor (dies dominica in latino).
Os primeiros cristãos, até o século II, comemoravam a Páscoa junto com a Pesach.
Isso acontecia para lembrar o sacrifício que o Cristo havia realizado para salvar o homem do pecado original. Somente mais tarde, preferiram comemorar a ressurreição: no Concílio de Niceia foi formalizada a mudança da data para o domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera.

 

Os ovos, o cordeiro e o coelho da Páscoa

Muitos elementos que caracterizam as comemorações da Páscoa têm origem na tradição hebraica e pagã.

Desde sempre, o ovo é símbolo da origem da vida. Na Antiguidade, era ligado ao culto da Deusa Mãe e de outras divindades femininas. A deusa Eurínome, por exemplo, se transformou em uma pomba e fez um ovo. Em seguida, ordenou à serpente Ofíon de envolvê-lo entre as suas espirais.
Depois de ter sido envolvido sete vezes, o ovo se abriu e dali saiu toda a criação.

Os primeiros cristãos tingiam de vermelho os ovos de galinha para lembrar o sangue derramado por Jesus, ou ainda, os decoravam com cruzes e outros símbolos. Essa tradição continua na Igreja Ortodoxa e no ritual dos católicos grego-bizantinos.
Já os agricultores da Roma pagã enterravam ovos tingidos de vermelho como símbolo da fertilidade e de bons desejos para o renascimento da primavera.
No entanto, para os cristãos, o ovo está associado à ressurreição de Cristo.
Parece que o costume de distribuir ovos, por ocasião da Páscoa, nasceu na Alemanha, na Idade Média; quando se começaram a produzir também ovos artificiais, cobertos com materiais preciosos.
No século XX houve a propagação em massa dos ovos de chocolate, cujos protótipos tinham já aparecido no século XVIII na França, junto à corte do Rei Sol.

Por ocasião da Pesach os hebreus comem carne de cordeiro. Assim lembram-se de quando os seus antepassados marcaram as portas das casas com o sangue do cordeiro até que o anjo de Deus os distinguissem dos egípcios.
Aquela noite, de fato, o anjo matou o primogênito de todos os homens e animais, com exceção daqueles das casas marcadas com sangue.
Já os cristãos, cozinham o cordeiro para honrar o sacrifício de Jesus. O filho de Deus, na verdade, se imolou como um cordeiro para liberar o homem do pecado original.

Desde sempre, o coelho e a lebre representam a fertilidade, porque ambos se reproduzem muito rapidamente.
A deusa Eostre, de onde vem a palavra inglesa Easter, muitas vezes era representada com a cabeça de lebre.
O primeiro a usar a lebre como símbolo da Ressurreição de Jesus foi Santo Ambrósio, no século IV: a pelagem da lebre, que muda de cor com a mudança das estações, foi associada ao conceito de vida nova.
O coelho tornou-se o símbolo da Páscoa já bem mais tarde, por volta do ano de 1500, na Alemanha. O personagem do Coelhinho da Páscoa e o costume de se preparar doces em forma de coelho são comuns, atualmente, principalmente nos países de língua alemã e nos Estados Unidos.

St. Peter's Basilica adopts Vox Connect with immediate effect.

Guides and groups visiting St. Peter’s can confidently socially distance by using ‘Vox Connect’ on their own smartphones. This innovative and easy to use technology allows visitors to enjoy safe and secure guiding with crystal-clear commentary.

You can download Vox Connect for FREE from your app store and continue using it, anywhere you wish, without charge until the end of this trial period*

*Demo valid till 31st August 2020

You have Successfully Subscribed!